Avicultura

A avicultura no Brasil é uma das atividades que mais tem se desenvolvido, tanto em número de frangos abatidos como no número de ovos produzidos.

A expansão do sistema intensivo de produção é um dos principais fatores responsáveis por este progresso, o qual possibilitou o fornecimento aos consumidores brasileiros de fontes proteicas saudáveis e a um baixo custo. Sendo assim, vem se observando um aumento contínuo de consumidores que procuram alimentos mais saudáveis, produzidos em condições naturais e que tenham como produto final um alimento com características diferenciais em relação ao sabor.

Na criação alternativa de frangos de corte, conhecida comumente no Brasil como Galinha caipira, Frango caipira, Colonial, Capoeira e por outras denominações regionais, as aves tem acesso à pastagem, onde podem ingerir vegetais (verduras, pasto, resíduos de lavouras, etc.), uma variedade de insetos e minhocas. Com o objetivo de reduzir os custos de produção, os produtores podem substituir a ração por outro alimento disponível na propriedade (por exemplo quirera de milho, milho em grão, farelo de arroz, e etc.). No sistema de produção alternativo, o desempenho das aves é influenciado pela suplementação alimentar ao pasto que é fornecida, e tem como produto final uma carne com características sensoriais diferenciadas das aves criadas em confinamento comercial, com carne mais escura e firme, sabor acentuado e menor teor de gordura.

Na última década a Globoaves trabalhou importando material genético para produzir pintinhos para atender os consumidores de Galinha Caipira (Frango Caipira) , ficando a mercê de problemas sanitários mundiais que poderiam impossibilitar a importação, e ainda deixando o nosso frango “caipira” dependente de genética exterior. A fim de eliminar os riscos de qualquer problema de fornecimento de pintinho, e ainda selecionar um frango, no Brasil, para ser criado no Brasil a Globoaves iniciou um audacioso programa de avaliação e seleção genética de Galinha Caipira (Frango Colonial) .

O Programa de genética da Galinha Caipira (Frango Colonial) da Globoaves é localizado em uma granja núcleo no Oeste de Santa Catarina, onde tem-se um excelente programa de biossegurança, que garante a produção de material genético livre de qualquer patógenos, e que é submetido a um rigoroso programa de avaliação genética, para produzir a melhor Galinha Caipira (Frango Colonial).