Temperatura

A temperatura de um galpão é muito importante, e seu controle permite obter resultados mais satisfatórios. A temperatura de conforto para os frangos caipira ou frangos de corte são as seguintes:

  • 01 a 07 Dias – 32° C
  • 08 a 14 dias – 29º C
  • 15 a 21 dias – 26º C
  • 22 a 30 dias – 23º C

O frio traz problemas de desuniformidade e refugagem no lote e com excesso de calor os pintos deixam de se alimentar e acabam desidratando -se. Para evitar estes tipos de problemas recomenda-se que o avicultor adquira um termômetro de máxima e mínima, controlando a temperatura ambiente constantemente. O termômetro deve ficar na lateral interna do circulo de proteção, numa altura máxima de 10 cm do chão e afastado aproximadamente 1,5 m da fonte de calor, observando sempre a boa distribuição dos pintos caipira dentro do circulo de proteção.

Se os pintos caipiras estiverem amontoados em baixo da fonte de calor ( Lâmpada infravermelha; Campanula á gás ou à lenha ), provavelmente estão com frio, se todos os pintinhos estiverem longe da fonte de calor, pode estar muito quente. O ideal é que os pintos caipira estejam espalhados de forma uniforme dentro do circulo de proteção.