Ninhos – Postura de Ovos

Ninhos – Postura de ovos

Os ninhos poderão ser de madeira ou metal. São usados para poedeiras criadas em piso destinadas para postura de ovos, evitando que as aves botem na cama. Os ninhos para postura de ovos devem ser colocados em até 3 linhas sobrepostas nas paredes da cabeceira e no fundo do galinheiro. Nesse lugar elas se sentem seguras e sem serem incomodadas.

A colocação de cama nos ninhos tem a finalidade de reduzir a porcentagem de ovos sujos e quebrados. O material pode ser o mesmo utilizado no piso do galpão e deve ser colocado em uma camada de 5 cm. A cama dos ninhos deverá ser reposta semanalmente, pois as galinhas ao sair as retiram. A cada 15 dias estas camas devem ser trocadas.

Quando houver alta incidência de piolhos na granja, devemos trocar a cama dos ninhos para postura de ovos e polvilhar inseticidas em cada boca de ninho.

Como fazer o ninho:

  1. A quantidade ideal é de 01 boca de ninho para cada 4 galinhas, ou seja 250 ninhos para postura de ovos para cada grupo de 1000 poedeiras.
  2. Construa os ninhos nas seguintes dimensões: altura 35 cm, largura 35 cm e profundidade 35 cm.
  3. Feche o fundo dos ninho.
  4. Feche apenas a parte inferior da frente do ninho. Esta operação deve ser feita com uma tábua de 10 cm, de forma que fique um acesso ao interior do ninho de 25 cm. A tábua deve ser colocada para impedir que a cama e os ovos caiam do ninho com o movimento de entrar e sair das galinhas.
  5. No sistema mais rústico pode adaptar caixas de tomate feitas de madeira.
  6. Coloque os poleiros na frente dos ninhos, facilitando o acesso das galinhas aos ninhos.

Em criações mais profissionais podemos criar as galinhas no sistema de gaiolas no sistema de baterias. São feitas de arames soldados nas juntas e possuem a base inclinada para permitir que o ovo recém posto, role naturalmente até a borda, na frente da mesma, onde será recolhido.

A dimensão de cada gaiola são de 50 cm de largura com 45 cm de profundidade e geralmente são unidas 4 gaiolas, formando um conjunto de 2 metro de largura. No entanto, no mercado atualmente existem gaiolas de diversas dimensões. O espaço ideal é de 380 cm² a 400 cm² por ave.

Existem inúmeras pequenas indústrias caseiras de gaiolas nas várias regiões avícolas Brasileiras e é interessante fazer uma visita a estas indústrias para verificar a viabilidade de construí-las na própria granja ou compra-las prontas.