Manejo das cortinas

O manejo das cortinas são tão importantes quanto os outros equipamentos do aviário, tendo a função de proporcionar um ambiente confortável para os frangos caipira, protegendo das variações climáticas.

O emprego das cortinas é praticamente padronizado, com movimento de subida, mecânico e o de descida, por gravidade. O manejo das cortinas é inteiramente por conta do tratador. Ainda não estão disponíveis os sistemas motorizados e automatizados com preços acessível ao mercado de aves.

O manejo das cortinas é muito importante, para controlar a umidade e a temperatura no galpão. As cortinas devem ficar sempre presas na parte de baixo do aviário, sendo o manejo correto levantar de baixo para cima.

Nos primeiros 7 a 10 dias das aves recomenda-se que as cortinas fiquem levantadas, quando as aves estiverem empenadas deve-se manter as cortinas abaixadas, levantando somente nos horários frios, durante chuvas ou ventos fortes.

Se o galpão dos frangos caipira estiver abafado ou com cheiro forte de amônia, deve-se quando possivel, abaixa-las, de preferencia do lado contrario à corrente de vento, melhorando a ambiencia do aviário.