Escolha do Local – Galpões

manualfrangocolonialPara escolha do local de criação (galpões) deve-se levar em consideração algumas medidas comuns para uma boa criação. Tanto um rústico galinheiro, como um sofisticado galpão avícola podem abrigar a galinha caipira, ou frango colonial.

  • O local deve ser de fácil acesso, evitando baixadas, assim não haverá grande umidade e nem mesmo o risco de geadas.
  • A rede elétrica deve estar mais próximo possível, deve haver água potável com grande disponibilidade e o local precisa ser arejado e arborizado.

Nunca esquecer que as instalações devem ser dimensionadas de acordo com o tipo de criação que se deseja. O nível de sofisticação depende de cada criador, lembrando sempre que se deve usar ao máximo os materiais disponíveis na propriedade.

Por menos ou mais rústica que seja a criação, as normas técnicas nunca podem ser deixadas de lado, desta forma não há riscos de perdas. A escolha do local deve ser feita de forma tranquila e inteligente.

Uma das inúmeras diferenças da Galinha Caipira (Frango Colonial) para o frango de corte tradicional é que pode ser criado solto, confinado ou mesmo semi-confinado, dependendo do interesse do criador.

Galpões

Partindo deste conceito, o galpão pode ser novo ou mesmo aproveitamento de uma antiga instalação da propriedade. Todo local coberto e cercado torna-se um galpão em potencial, dependendo apenas da quantidade que se deseja criar e a que fim se destina- rá. É necessário apenas adequá-lo às exigências básicas para a criação.

galpao

Como não requer tanta tecnologia de construção quanto o galpão de frango de corte tradicional, é mais fácil construí-lo. Se a opção for construir um galpão novo, deve-se orientar a sua cunheira no sentido leste/oeste, desta maneira haverá menor incidência de sol no interior do galpão no calor e mais insolação nos períodos de frio durante o ano.

Os galpões podem ser construídos sem muita tecnologia ou até mesmo aproveitando material já existente na propriedade, mesclando-se a rusticidade das instalações à tec- nologia avançada, como campânulas, bebedouros e comedouros automáticos. Une-se assim o útil ao baixo custo de construção.
Precaução especial é não construí-los em locais de difícil acesso, distante das fontes de alimentação ou mesmo longe da observação dos responsáveis.

A área dos galpões deve ser calculada em função do tamanho dos lotes. De qualquer forma são apresentadas as medidas adequadas para a construção de um galpão para Galinha Caipira (Frango Colonial).

galpao3