Circulo de proteção e Campânulas

Circulo de proteção e campânulas sempre estão relacionadas em manter os pintos caipira dentro da temperatura ideal, aproximando da sua zona de conforto.

Circulo de proteção:

  • O circulo de proteção como o próprio nome diz, tem funções básicas de proteger os pintinhos da corrente de ar, de predadores e ainda delimita a área mais próxima possível da fonte de aquecimento e dos comedouros e bebedouros servidos a estas aves. Pode ser feito com chapas de Eucatex ou Duratex, de compensado com 60 cm de altura, por serem mais viáveis economicamente. Não se descarta a possibilidade de utilizar-se chapas galvanizadas ou mesmo folhas de papelão grosso, que tem a vantagem de ser mais higiênico devido o seu descarte após o uso. No caso de reutilizar os materiais de um ciclo para outro, deve-se realizar a desinfecção adequada.
  • O tamanho do circulo de proteção ideal na chegada dos pintinhos caipira é de 7 m² para cada 500 pintos, ou seja, 60 a 70 pintos/m². Este tamanho do circulo deverá ser aberto diariamente, para que as aves caipira estejam completamente soltas no aviário por volta dos 14 a 18 dias de idade.

Campânulas:

As campânulas são equipamentos utilizados para aumentar a temperatura no aviário, tentando melhorar a zona de conforto dos pintinhos caipira nas primeiras semanas de vida .

Tanto os pintos caipira como nas poedeiras, necessitam de aquecimento nos primeiros 10 a 12 dias de idade , dependendo da temperatura ambiente. Normalmente as fontes de calor artificiais usadas são: Campânulas à gás (Aquece 500 a 1000 pintinhos ); elétricas; lâmpadas infra-vermelha ( Aquece até 300 pintinhos caipira ) ou até mesmo a lenha.

As campânulas que usam carvão como fonte de calor devem ser evitadas, ou quando usadas sempre ter cuidado para que haja renovação do ar no galpão, pois o carvão expele gases (Dióxido de carbono) tóxicos para os pintinhos.

Ob: Pintos caipira que usamos o circulo de proteção e campânulas desde o 1° dia e recebem aquecimento Ideal de 30 a 32° c na primeira semana aumenta a uniformidade; melhora o ganho de peso; diminuí a porcentagem de refugos e diminui a mortalidade nos primeiros dias de vida .