Bebedouros e Comedouros

O uso correto dos bebedouros e comedouros tanto para pintos, como para frangos são de suma importância para um bom resultado zoo-técnico para as aves.

BEBEDOUROS:

Nos primeiros 10 dias são usados para os pintos caipira os bebedouros tipo copo de pressão, na quantidade de 01 para cada 60 pintinhos. Se o bebedouro for pendular (automático), usa-se 01 para cada 100 pintos caipira na fase inicial e de 01 para cada 80 frangos caipira na fase adulta.

Se o bebedouros for tipo calha deve-se usar em torno de 4 cm/ave. Da mesma forma que os comedouros, também os bebedouros podem ser fabricados com canos de PVC, calhas usadas e até bambus. Deve-se dar preferência pelos bebedouros de fácil higienização.

Deve-se dar atenção especial para que os bebedouros não ocorram vazamentos com o objetivo de não molhar a cama ou produzir poças d´água nos piquetes.

Os bebedouros dos frangos caipiras devem ser regulados a cada 10 dias, devendo ficar a uma altura de 5 cm acima do dorso das aves, evitando-se assim problemas com cama molhada.

Água limpa, fresca e pura deve existir em quantidade suficiente, pois a sua eventual falta pode provocar perdas significativas no desempenho do lote de frangos caipira

COMEDOUROS:

O frango caipira ao contrário do frango de corte tradicional, necessita, depois dos 30 dias, de dois tipos de comedouros, um para ração comercial e outra para ração alternativa. O processo de alimentação desta ave, nos primeiros 10 dias é tradicional. Usam-se comedouros tipo bandeja ou comedouros tubulares infantis, que são gradativamente substituídos por comedouros adultos.

  • Para os primeiros dias de criação, use um comedouro tubular infantil para cada 60 pintos caipira, posteriormente, forneça um comedouro tubular adulto para cada 35 frangos caipira. Nos comedouros tipo calha deve-se dar um espaço de 2,5 cm/ave quando pintinhos, e aumentar para 8 cm/ave quando estiverem adultos. Os comedouros tipo calha podem ser de fabricação caseira, com materiais reaproveitáveis existentes na propriedade, com canos de PVC cortados ao meio, caixas de madeira e até mesmo bambu, de preferência com 01 metro de comprimento.

Bebedouros e ComedourosQuando são usados comedouros tubulares comerciais ou mesmo de fabricação caseira, é desejável que a borda do prato tenha a altura do peito do frango caipira, acompanhando seu crescimento regulamos a sua altura, evitando assim desperdício de ração.

Ob: Os comedouros devem ficar regulados, não permitindo a entrada de pintos caipira, evitando assim contaminação da ração com as fezes e desperdício de ração.